A Toyota apresenta a oitava geração da Hilux, com design totalmente renovado e
muito mais elegante, uma lista de equipamentos mais recheada, excelente
conforto ao dirigir, novo motor e transmissão, chassi mais resistente e melhor
capacidade fora de estrada. Tudo isto, sem descuidar da segurança.
Desde que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de 16 milhões de
unidades em 180 países. Por sete gerações, a picape ganhou uma reputação
lendária e arrebatou um grande número de clientes fiéis em todo o mundo, devido
aos seus pilares de qualidade, durabilidade e confiabilidade. Em poucas
palavras, todos sabem que Hilux é sinônimo de “força”. E a geração que chega
agora reforça este posicionamento.
Depois de testar as condições de uso da nova Hilux em cenários extremamente
exigentes em todo o mundo, o principal objetivo da equipe de engenharia da
Toyota foi torná-la superior à anterior, em todos os aspectos. Mais do que
isto, enaltecer a sua principal característica: a força
Para realmente entender o que os clientes esperam da Toyota e os desafios
diários que enfrentam, a equipe que desenvolveu a nova Hilux viajou por todo o
mundo, ouvindo a opinião dos consumidores e dirigindo em uma ampla variedade de
estradas, para obter uma visão geral das diferentes e reais condições de uso do
veículo.
Como fonte de inspiração para a nova Hilux, o time dirigiu em diversas
condições possíveis, de uma estrada plana a trilhas mais difíceis. Muitas
vezes, encontraram condições mais desafiadoras do que esperavam, o que motivou
o desenvolvimento de uma picape ainda mais forte.
A nova Hilux reflete principalmente a opinião dos proprietários. Alguns
deles queriam fazer viagens longas, sem se preocupar com a autonomia de
combustível. Outros disseram o quão difícil é estar alerta e dirigir com
segurança por longas distâncias e por estradas em más condições. Um cliente
relatou que utiliza o radiocomunicador em viva-voz enquanto está dirigindo, por
conta de seu trabalho, justificando por que uma cabine silenciosa é essencial. Estas e outras necessidades ajudaram os engenheiros da Toyota a concluir que
a nova Hilux deveria não só ser mais forte, como minimizar o estresse do
motorista.
Por esta razão, e para além das ideias convencionais sobre força, a nova
Hilux oferece também o conforto de pilotagem necessária para cobrir longas e
difíceis distâncias, uma cabine silenciosa, adequada para comunicações em
qualquer condição e ainda mais autonomia.
A nova Hilux redefine o conceito de “força”, mantendo e aprimorando seu
lendário DNA, e proporcionando mais conforto aos ocupantes.
Versões
Para atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente,
seja no trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões da nova
Hilux. São elas: Chassi-cabine 4x4 e câmbio manual; Standard 4x4, nas configurações
com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades;
SR; SRV; e a nova top de linha SRX. As
três últimas são equipadas com tração 4x4 e transmissão automática de seis
velocidades.
Design externo
Com um design forte e emocional, a nova Hilux combina a força e a
funcionalidade necessárias para o trabalho com a beleza e a elegância desejadas
para o uso recreativo.
Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5,330 mm), 2 cm mais
larga (1,855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1,815 mm). O entreeixos permanece com
excelentes 3,085 mm. A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal
estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça.
Seu aspecto forte é transmitido pelos para-lamas largos, que agora fazem
parte do corpo da carroceria, e no movimento expresso pelas laterais da grade
superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho
trapezoidal.
Para garantir uma aparência mais limpa, a localização dos limpadores e do
lavador do para-brisa foi aprimorada, enquanto o intercooler foi deslocado para
a frente do motor. Na prática, a entrada de ar do intercooler, antes localizada
em cima do capô, foi eliminada. Por falar em capô, a peça recebeu vincos bem
marcados e está mais afilada, formando uma junção perfeita com a grade frontal
e com o conjunto ótico dianteiro.
Realçando ainda mais o design inovador, a versão SRX é equipada com faróis
de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de
LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX também contam com faróis de neblina.
O design lateral destaca a força e a elegância pela extensão dos para-lamas,
que se mesclam perfeitamente com o restante do carro, por meio de um corte
transversal, realçado na parte superior das portas. O resultado é o
desencadeamento de uma linha dinâmica que vai da parte frontal para a traseira,
integrando a caçamba ao restante do veículo.
A versão SRX é equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com
pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17
polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas,
com pneus 225/70R17.
O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira e
lateral. Destaque para o novo grafismo das lanternas verticais. As versões SR,
SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está
localizada a câmera de ré, proporcionando à nova Hilux uma aparência mais
fluida. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e
é cromado nas versões SR, SRV e SRX.
O formato do teto da nova Hilux possui dois vincos que ajudam a direcionar a
passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo mais estável.
Comparado à geração anterior, o compartimento de carga nas versões cabine dupla
está 0,5 cm maior (1,525 mm), 2,5 cm mais largo (1,540 mm) e 3 cm mais alto
(480 mm). Da mesma forma, a fim de fornecer aos clientes maior durabilidade e
resistência, o apoio da tampa da caçamba está equipado com placas de aço, em
vez de fios.
Desenho interior
O design interno também foi redefinido, seguindo o conceito de força e
emoção, unindo a confiabilidade e a funcionalidade necessárias para um espaço
de trabalho com a elegância e a estética exigidas para o uso pessoal.
Nas versões SRX e SRV, um friso metálico horizontal cruza o painel de
instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de
instrumentos) e operação — controles do ar-condicionado e do sistema de som e
navegação. Este item, aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor
azul do painel de instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.
Com excelente mistura entre aderência e funcionalidade singular, o novo
volante se destaca por sua espessura, garantindo ao motorista a empunhadura
correta e acesso aos controles de volume ou do telefone, presentes nas versões
a partir da SR.
Equipamentos
Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova Hilux conta
com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com
regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso
sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com
temporizador e nivelador dos faróis.
Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos
estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros
possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma
funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry
System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas
com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push
Start, facilitando a operação de ligar e desligar o veículo.
Os engenheiros da Toyota têm prestado atenção especial ao design da chave
inteligente da versão SRX, focando em seu estilo e formato e considerando o
peso e a qualidade dos materiais utilizados.
Nas versões SR, SRV e SRX, o volante traz as funções do áudio, telefone e
comandos de voz, para que o motorista possa realizar todas as operações sem
tirar as mãos dele. Somado a esta comodidade, as versões SRV e SRX possuem controle de
velocidade de cruzeiro.
Outra novidade é o display colorido de 4,2”, localizado no meio do painel de
instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e
SRX. Dentre as funções disponíveis, destacam-se as informações de fácil leitura
do áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem. Por exemplo,
o indicador “ECO” é uma função que avalia o desempenho da condução e ajuda a
reduzir o consumo de combustível.
A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco
menor e em tela preto e branco.
As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela
touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis
alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera
de ré, para facilitar manobras de estacionamento. As novas Hilux SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital.
Nas versões SRV e SRX, a Hilux vem com sistema de ar-condicionado automático
digital de design renovado, que inclui saídas de ar para os bancos traseiros,
ampliando ainda mais o conforto dos passageiros. Na nova Hilux SR e Standard
cabine dupla, o ar-condicionado é analógico. As versões SR, SRV e SRX possuem porta-luvas refrigerado.
As Hilux SRV e SRX trazem uma inovação que, sem dúvida, é de grande
utilidade para os clientes: uma tomada de 220 v, que pode ser usada para
carregar celulares, computadores portáteis, câmeras fotográficas e de vídeo,
entre outros aparelhos.
Motores
A equipe de engenharia desenvolveu um novo motor turbo diesel com
intercooler, pertencente à recém-lançada série Global Diesel (GD). Juntamente
com a melhora no consumo de combustível, o aumento do torque é a característica
mais marcante do propulsor, o que se reflete na melhoria excepcional de
aceleração, em baixa e média velocidades.
O desempenho foi aperfeiçoado com a melhoria da eficiência dos sistemas de
injeção e de admissão. Por sua vez, o peso do motor foi reduzido, incrementando
o consumo de combustível e diminuindo a fricção das partes mecânicas. Como já é
tradição nos motores da Toyota, este utiliza corrente, em vez de correia
dentada, o que reduz os custos de manutenção.
O Toyota 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de
geometria variável (TGV) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do
que o Toyota 1KD da geração anterior, esta evolução melhora o nível de consumo
e desempenho, já que tem 6cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Com
relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8
kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 31% na versão com transmissão
automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).
Os dados de consumo que serão informados pelo INMETRO são: 9,03 km/l em
trecho urbano e excelentes 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape
automática. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados são ainda
melhores: 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.
Transmissão
A nova transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR,
SRV e SRX, foi desenvolvida para potencializar o desempenho do motor. A nova
relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em
primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta.
Esta nova transmissão de seis velocidades traz a tecnologia Super ECT, que
adequa o desempenho do veículo ao estilo de condução do motorista, quantidade
de carga à inclinação do terreno.
As versões Standard, nas configurações com cabines simples e dupla, e
chassi-cabine trazem uma nova transmissão manual de seis velocidades,
apropriada ao propósito de uso, que é, prioritariamente, o trabalho.
A capacidade de reboque da Hilux foi melhorada e pode suportar até 3,5
toneladas, com trailer, dependendo da versão.
Off-Road
A evolução no sistema de suspensão não privilegiou somente o conforto ao dirigir
e a estabilidade, mas também aprimorou a experiência off-road do veículo. Além
de ter modificado as dimensões e a localização de algumas peças, como as barras
longitudinais e os amortecedores, a Toyota elevou a articulação das rodas
traseiras para 520 mm cada.
Nas versões SRV e SRX, a nova Hilux está equipada com o assistente de
partida em rampas (HAC), dispositivo que melhora a experiência off-road e
facilita as manobras em subidas, acionando os freios automaticamente em uma
posição de parada.
A SRV e a SRX também trazem o controle de tração ativo (A-TRC). O
equipamento previne saídas laterais, aplicando pressão automática nos freios de
qualquer uma das quatro rodas que podem estar perdendo aderência, transmitindo,
assim, mais torque à roda oposta, o que garante a correta operação na tração do
veículo. Outro dispositivo de série, presente em todas as versões, é o bloqueador do
diferencial traseiro.
Quando ativado, o sistema permite que as duas rodas
traseiras girem na mesma velocidade, aproveitando-se de todo o torque
disponível, facilitando as manobras para que a picape saia de alguma situação
adversa.
A versão SRX conta agora com o assistente de controle de descida (DAC). Em
uma descida muito íngreme, quando o freio motor não é suficiente, pode-se ativar
este sistema em um botão no painel. Automaticamente, a pressão do freio é
enviada às quatro rodas, mantendo o carro sob controle, e fazendo com que o
motorista se preocupe somente em mantê-lo alinhado.
Segurança
Com relação aos itens de segurança ativa, a nova Hilux traz importantes
equipamentos, disponíveis de acordo com suas versões.
• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX
Os freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) possibilitam à
nova Hilux parar com segurança a qualquer momento, mesma que a picape esteja
carregada em sua capacidade máxima, permitindo ao motorista manter o controle
do veículo. A distribuição eletrônica de frenagem (EBD) aplica pressão
adicional ao sistema de freios, quando detecta uma situação de emergência.
O controle de tração (TRC) modula a frenagem nas rodas, evitando que o
veículo derrape, quando detecta uma aceleração excessiva. O controle de estabilidade (VSC) evita derrapagens e capotamentos, por meio
do comando simultâneo do motor e freios, de acordo com a aderência detectada em
cada uma das rodas. O Assistente de Reboque (TSC) permite respostas rápidas de motor e freios,
compensando um possível desequilíbrio do carro e/ou desalinhamento do
implemento rebocado, o que é geralmente provocado por rajadas de vento.
Com relação à segurança passiva, a nova Hilux é
equipada desde a versão de entrada com:
• Airbags duplos dianteiros – Todas as versões
• Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões
• Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto
• Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões
• Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto
Adicionalmente, as versões cabine dupla trazem:
• Cintos de segurança de três pontos (com alarme de alerta) e três apoios de
cabeça no banco traseiro
• Pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças
• Pontos de ISOFIX para ancoragem de cadeira de crianças
Na SRX, foram incorporados:
• Airbags laterais para motorista e passageiro da frente.
• Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.
• Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.
A estrutura da carroceria tem estribos laterais nas portas e foi projetada
para absorver impactos frontais e laterais. A do chassi foi desenhada para
suportar energia de impacto frontal até 15% maior à da geração anterior da
Hilux.
Preço
Modelo
|
Preço
|
HILUX 4X4 D/C SRX 2.8 TDI 6 A/T
|
R$ 188.120,00
|
HILUX 4X4 D/C SRV 2.8 TDI 6 A/T
|
R$ 177.000,00
|
HILUX 4X4 D/C SR 2.8 TDI 6 A/T
|
R$ 162.320,00
|
HILUX 4X4 D/C STD 2.8 TDI 6 M/T
|
R$ 130.960,00
|
HILUX 4X4 D/C CABINE SIMPLES 2.8
TDI 6 M/T
|
R$ 118.690,00
|
HILUX 4X4 D/C CHASSI 2.8 TDI 6 M/T
|
R$ 114.860,00
|
*Textos cedidos pela Toyota à imprensa